Notícias

Publicado em 21/03/2018
Compartilhe:

Secretário da Fazenda ensina uso do aplicativo Menor Preço na TV Gazeta

Texto: Weverton Campos
Foto: Reprodução/TV Gazeta

O secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, esteve na manhã desta quarta-feira (21) no telejornal Bom Dia ES, da TV Gazeta, e explicou melhor o funcionamento do aplicativo Menor Preço, lançado nessa terça-feira (20) pela Sefaz. O app permite comparar o preço de diversos produtos em estabelecimentos comerciais em todo o Estado em tempo real, por meio do controle da emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e).

Leia também: Menor Preço equilibra concorrência, garante subsecretário da Receita

Questionado pelo jornalista Mário Bonella se o app seria utilizado como uma ferramenta de fiscalização pelo governo do Estado, Funchal explicou que a ideia é, priomordialmente, prestar um serviço de utilidade pública ao cidadão.

"Para o governo era importante, mas a gente tem que confessar que o que acabou brilhando o olho foi o fato de poder pegar uma informação nossa e transformar num benefício muito grande para o consumidor. É claro que você vai ter impacto positivo na competição de mercado entre os estabelecimentos e o varejo vai ter incentivo para emitir nota fiscal para aparecer no aplicativo. O que é uma forma até de divulgar o próprio estabelecimento e vai gerar informação para nós fazermos a fiscalização também", argumentou.

A iniciativa é originária do Estado do Paraná, mas a tecnologia foi compartilhada com o Espírito Santo a partir de protocolo estabelecido entre as Secretarias de Estado da Fazenda das duas Unidades da Federação. Segundo Funchal, "a ideia é que funcione para todo o Brasil". "Se a gente conseguir consolidar a base toda do Brasil [de notas fiscais eletrônicas do consumidor], a gente vai poder fazer isso no país inteiro", explicou o secretário.

A entrevista completa pode ser conferida aqui.