O diretor administrativo do Sindifiscal, Jocelino Demuner, participou do 1º Seminário da Gerência Fiscal realizado no auditório da sede da SEFAZ, nesta quarta-feira (30/08). Também foi possível acompanhar no formato on-line, proporcionando a participação de servidores que atuam no interior do Estado. O seminário foi conduzido sobre três eixos balizadores: auto de infração, organização e tendências.
O primeiro eixo abordou a taxa de efetividade, etapas do auto de infração, órgãos envolvidos e garantia do crédito tributário do Auto de Infração. O segundo eixo detalhou aspectos da organização especialmente da Supervisão (especializada x genérica, do Foco – trabalho x resultado) da GEINF e do planejamento estratégico da GEFIS. O terceiro eixo discutiu as tendências como autorregularização, redução de multas, aproximação com entidades e órgãos e provimento de informações.
Lucas Calvi, Auditor Fiscal da Receita Estadual e Gerente Fiscal da SEFAZ, explicou que os objetivos do encontro eram de apresentar os resultados alcançados pela fiscalização, e também alinhar os procedimentos e ações para aprimorar a atuação, além de garantir maior efetividade e eficácia das ações fiscais no Estado. “É um momento de reflexão para conhecer nossos resultados e aprender com eles”, afirmou Calvi.
Seminário enxuto de caráter interno, muito bem organizado e conduzido, trouxe a impressão de que é preciso conhecer o contribuinte e todo o seu entorno, mas também é preciso conhecer a nós mesmos e nossas atividades enquanto Auditores Fiscais. Afinal, como afirma Sun Tzu “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.”
Nesse sentido, “Reflexões como essas são fundamentais para que toda a equipe esteja alinhada em torno dos objetivos e para que tenhamos sucesso na execução das ações”, disse o Auditor Fiscal e Subsecretário da Receita Estadual, Thiago Venâncio.