A Auditora Fiscal Lívia Delboni Lemos assumiu, no dia 29 de dezembro a Subgerência de Educação Fiscal (SUEFI). Lívia atuava na Supervisão de Assessoria à Cobrança Judicial. Para ela, assumir o novo cargo é um desafio, visto que é uma área nova de trabalho. Ao mesmo tempo, é com satisfação que executa a nova responsabilidade. “Eu saí da zona de conforto e estou amando essa nova oportunidade. A Educação Fiscal tem um público externo grande, lido agora com as prefeituras, os eventos sobre o tema. E confesso que acho que estou onde deveria estar, pois tenho um lado que ama lidar com pessoas, dialogar. Então as trocas possibilitadas pela nova função estão sendo enriquecedoras, embora seja um setor novo onde eu tenha um desafio a cada dia.”, afirmou.
Para ela, um dos principais desafios é a Supervisão do Índice de Participação dos Municípios (SIPM), carro chefe do setor que apura o índice que será utilizado para calcular quanto cada município vai receber na divisão do ICMS arrecadado. “Hoje temos uma legislação nova que instituiu, no cálculo do IPM, o Índice de Qualidade Educacional, então é uma novidade não só para nós mas também para as prefeituras, que têm todo o interesse em se adequar à nova norma. Foi uma mudança significativa e estamos ainda adequando todo o sistema.” disse.
Ela salienta que, mesmo estando há pouco tempo na nova função, já descobriu várias interfaces e que se sente muito entusiasmada. “Tenho buscado fazer o meu melhor, o que é um fator positivo em todos os aspectos, e não decepcionar quem apostou em mim. Não estava sendo interessante, para mim, ficar estagnada em um mesmo lugar, então encarei o novo desafio com responsabilidade e muito empenho.”, concluiu a Auditora Fiscal.