Notícias

Publicado em 29/09/2015
Compartilhe:

Dia do Auditor Fiscal: eventos que ficarão marcados na história do Fisco Capixaba

 

 

A programação festiva do SINDIFISCAL-ES em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal foi um grande sucesso. Foram dois dias de eventos que ficarão marcados na história do Fisco Capixaba.

Na sexta-feira(25) a Sessão Especial, proposta pela Deputada Estadual Janete de Sá, teve como tema “A importância do Auditor Fiscal para o fortalecimento do Estado” e reuniu colegas, familiares e autoridades como o Vice-Governador Cesar Colnago, a Secretária de Estado da Fazenda Ana Paula Vescovi, os Presidentes da Fenafisco, Manoel Isidro e da Febrafite, Roberto Kupski, além dos presidentes das entidades representativas do Fisco, SINDIFISCAL-ES e AFITES.

Após as formalidades iniciais, a auditora fiscal e escritora Angela Maria da Silva Jardim de Oliveira, declamou um poema de sua autoria e falou de sua satisfação em participar da homenagem.

A deputada Janete de Sá, em seu discurso, reafirmou o seu compromisso de continuar representando o Fisco Capixaba na Assembleia Legislativa. “Continuarei buscando melhorias contínuas para estes servidores públicos, que desempenham uma importante tarefa no desenvolvimento econômico de nosso Estado”, defendeu a deputada.

Grande destaque da noite, a palestra “PEC 186 Um Projeto para mudar o País” ministrada pelo Deputado Federal Décio Lima, autor da emenda, chamou a atenção de todos para a importância da aprovação desta PEC. “Esta emenda é fundamental para estabelecer um marco regulatório do Fisco e dar início ao processo de modernização do Estado brasileiro. Também abre espaço para discussão da Lei Orgânica do Fisco e para a valorização desta categoria, que é um patrimônio da República”, destacou Lima.

A presidente do SINDIFISCAL-ES, Zenaide Maria Tomazelli Lança, em seu discurso lembrou a evolução do cargo de Auditor Fiscal ao longo da história, de cobradores de impostos estigmatizados como corruptos à Auditores Fiscais defensores do Estado e combatentes na luta contra a sonegação e corrupção. Ressaltou a essencialidade do Fisco e o importante processo de modernização nas atividades. Neste ponto, fez questão de citar o fechamento dos postos, um grande passo para modernidade. “Num passado não muito longínquo, o “fiscal”, precisava se embrenhar no mato, ocupando postos fiscais em lugares remotos. Essa situação se modificou graças à visão avançada da Administração da Receita Estadual, que aboliu a arcaica forma de fiscalizar por meio dos “famigerados” postos fiscais”, destacou a presidente.

Os presidentes das federações, FENAFISCO e FEBRAFITE, destacaram em seus discursos a relevante contribuição do Auditor Fiscal para o desenvolvimento do Estado e para garantia da justiça social. Destacaram a importância de eventos que evidenciam e esclarecem para toda sociedade a real função do fisco.

Um dos discursos mais aguardados, a Secretária da Fazenda Ana Paula Vescovi, iniciou seu discurso parabenizando os Auditores Fiscais e ressaltando o importante trabalho desenvolvido Junta de Julgamento, que inclusive é referência nacional e os resultados alcançados através do Refis. Pediu licença ao Vice Governador para anunciar à categoria as decisões do governo em relação às reivindicações do fisco. No que tange à oxigenação da categoria, garantiu que até o final de dezembro serão nomeados 25 auditores fiscais aprovados no último concurso. Quanto ao abate teto afirmou que o Projeto de Lei deverá ser construído em conjunto e resolvido em momento oportuno. “Assumimos um diálogo firme, honesto e franco com as representações da carreira e estamos avançando na construção conjunta de propostas. Este primeiro passo demonstra que o governo está junto na discussão para reconhecer os demais passos que devemos dar para o reconhecimento que a categoria merece”, concluiu a secretária.

Encerrando os discursos, o Vice Governador César Colnago, representante do Governador Paulo Hartung na solenidade, explicou que o Estado enfrenta um quadro econômico desafiador e as prioridades para este momento são a organização das contas públicas e o ajuste fiscal. Parabenizou a Secretária da Fazenda pelas ações de zerar o déficit fiscal e atingir o superávit sem aumento de impostos. Lembrou a parceria histórica que mantem com o fisco capixaba e garantiu que oportunamente a pauta em favor da carreira será vencida.

Após o término da sessão todos participaram de um coquetel no Salão Nobre da Casa de Leis.

I Jogos do Sindifiscal e Confraternização

A festa continuou no sábado(26) com a realização do I Jogos do Sindifiscal-ES e a Confraternização contou com a participação significativa da categoria. Momento de lazer, integração e de rever os colegas.

Ao som do Club do Vinil Eventos todos almoçaram e participaram do sorteio de brindes.

 

O SINDIFISCAL-ES agradece a participação de todos nos eventos e as contribuições da Unimed e Coopfisco.

Clique no link e confira as fotos dos eventos: Dia do Auditor Fiscal

 

Poema Dia do Auditor Fiscal

Angela Maria da Silva Jardim de Oliveira

 

Todo país que prima pela ética

Nas contas públicas há transparência

E respeito pelo princípio legal.

Não há liberdade poética

Impunidade ou leniência,

Mas há responsabilidade fiscal

 

Decorrente de disposição legal,

Somos auditores fiscais

Não deste ou daquele governo,

Nem deste ou daquele presidente

Evitamos a concorrência desleal

Entre o mau pagador

E quem paga corretamente.

 

Às portas da aposentadoria

Vemos o quadro funcional minguar,

Com concurso homologado, sem nomeação,

Nos faltam pernas para fiscalizar!

Sendo carreira de Estado e essencial

É dispensável esta categoria?

Há enorme perda de arrecadação

Quem garantirá o investimento social

E a estadual soberania?

 

Existiria saúde sem medicina,

E medicina sem operadores?

Haveria investimentos estatais

Sem o Fisco e arrecadação de recursos,

de valores,  sem fiscais?

Desejo para o futuro, de todo coração:

Mais autonomia

Na área da Auditoria

E que não sejamos os últimos espécimes

Desta classe em extinção.

 

Vamos refletir a lógica deste conceito:

Sem fisco a arrecadar os tributos,

Os serviços públicos serão aniquilados.

E na ausência das garantias constitucionais,

Todos nós seremos refugiados

Na própria pátria mãe gentil

Entre sonegadores e corruptos

 

Extinguir-se-ia a República Federativa do Brasil!