Notícias

Publicado em 12/04/2017
Compartilhe:

Servidores do Fisco de todo o país fazem Ato em Brasília contra a Reforma da Previdência

A presidente do Sindifiscal-ES, Zenaide Maria Tomazelli Lança, está em Brasília onde participa, junto com auditores fiscais de todo Brasil, do ato público “Não é reforma. É o fim da Previdência”.

Promovido pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) o ato conta com o apoio dos 30 sindicatos afiliados em todo o país e acontece no auditório Nereu Ramos na Câmara Federal. Durante o evento também foi inaugurado um grande “radar móvel”, em formato eletrônico e com dados atualizados em tempo real, para apontar quais deputados são contrários ou favoráveis à reforma da Previdência.

Segundo pesquisa realizada pela Fenafisco em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), o “Radar da Previdência” já ouviu até o momento, 243 parlamentares. Os deputados foram questionados sobre qual seria seu voto caso a proposta fosse colocada em pauta hoje. Desses, 60% se posicionaram contra a reforma, 3% se manifestaram favoráveis e 10% declararam-se indecisos. 28% dos parlamentares abordados pelos pesquisadores preferiram não se pronunciar. Outro dado que chama atenção é que desse universo, apenas 45 parlamentares autorizaram por escrito a divulgação pública de seu voto e o uso de sua imagem.

Para o presidente da entidade, o extrato do Radar causa certo espanto, não pelo resultado de quem seria contra ou a favor das mudanças propostas na PEC 287/2016, mas pelo receio dos parlamentares em autorizar a divulgação de como irão votar. "Essa postura é no mínimo estranha e precisa levar o eleitor, que é o povo brasileiro, a se questionar. Como o candidato que eles elegeram vai votar na reforma da Previdência? Isso precisa ser público, transparente. É isso que a sociedade precisa fazer: questionar e cobrar o seu deputado. Porque não querem revelar o seu voto? Seria o medo das próximas eleições? ”, indaga Charles Alcantara.

O Radar da Previdência ficará em frente ao Congresso Nacional e será atualizado diariamente.

FISCO ESTADUAL E DISTRITAL ADERE À PARALISAÇÃO GERAL DO DIA 28 DE ABRIL

Em Brasília, a presidente do Sindifiscal-ES também participou da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco, realizada nos dias 10 e 11 de abril. Uma das decisões, por unanimidade, foi a adesão dos sindicatos do Fisco Estadual e Distrital de todo o país à PARALISAÇÃO GERAL marcada para o dia 28 de abril.

Essa decisão da Fenafisco veio corroborar a deliberação da última Assembleia Geral do Fisco Capixaba, realizada em 30 de março, pela participação do SINDIFISCAL-ES neste ato de mobilização contra as reformas do governo Temer.

Também por deliberação da AGE, o Sindifiscal participará, no dia 28 de abril, dos atos promovidos pelo FESPES – Fórum das Entidades de Servidores Públicos do Espírito Santo. Todos os filiados serão convocados, assim que confirmados os locais e horário de concentração dos atos públicos.

A diretoria do Sindifiscal-ES ressalta que, somente a forte mobilização social e a legítima e democrática pressão popular sobre os parlamentares será capaz de fazer prevalecer a soberana vontade do povo brasileiro.