Notícias

Publicado em 25/09/2017
Compartilhe:

Isabel e Elpídio SantAnna vencem categoria Incentivador Tributário do Prêmio Sindifiscal

Foto: Reprodução/Canal Sindifiscal

A auxiliar fazendária Isabel Marreiro e o auditor fiscal aposentado Elpídio Ferreira de Sant'Anna Filho foram os grandes vencedores da categoria Incentivador Tributário do Prêmio Sindifiscal-ES de Cidadania Fiscal, cuja solenidade de premiação ocorreu na noite da última quarta-feira (20) no cerimonial do Hotel Golden Tulip, em Vitória.

Saiba quem foram os vencedores da categoria Jornalismo do Prêmio Sindifiscal-ES de Cidadania Fiscal

A partir do tema "A importância do auditor fiscal para a arrecadação do Estado e no combate à sonegação" auditores ou auxiliares deveriam construir um artigo de até 3 mil caracteres.

Isabel invocou o Mito da Caverna de Platão para oferecer uma possibilidade de reestruturação do Estado a partir do estabelecimento de crenças fortalecedoras sobre a eficiência arrecadatória e o combate à sonegação. Para a autora, é necessário que os auditores se posicionem como agentes transformadores e essenciais para a manutenção e funcionamento do Estado, com um "olhar para fora da caverna".

Confira o artigo

Já Sant'Anna exaltou a essencialidade da Administração Tributária, à luz da Constituição Federal, e sua precedência sobre os demais setores, no sentido de arrecadar recursos para a execução de políticas públicas eficazes.

Confira o artigo

"O trabalho de conscientização da função social do tributo, principalmente nas escolas, é uma coisa muito importante para toda a sociedade", declarou Elpídio ao Canal Sindifiscal. "O tributo, na verdade, precisa ser ressignificado para que os serviços públicos sejam aquilo que a gente espera: de qualidade, com eficiência, para que a gente possa ter uma sociedade melhor", completou Isabel.

Fizeram parte da comissão julgadora os auditores fiscais Zenaide Maria Tomazelli Lança (presidente do Sindifiscal), José Monteiro Nunes Filho (diretor jurídico do Sindifiscal), Fernando Antônio de Moraes Achiamé (historiador e escritor), Francisco Costa de Andrade (supervisor de Educação Tributária) e Rogério Zanon da Silveira (subgerente de julgamento de processos administrativos).

A primeira colocada foi premiada com R$ 3 mil e o segundo com R$ 1,5 mil.