Notícias

Publicado em 23/07/2018
Compartilhe:

Em Vitória, profissionais e estudantes de comunicação debatem reforma tributária

Dezenas de profissionais e estudantes da área de comunicação, além de servidores da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), puderam debater a proposta de Reforma Tributária Solidária encabeçada por Fenafisco e Anfip numa palestra realizada na manhã desta segunda-feira (23), em Vitória.

O evento, realizado pelo Sindifiscal-ES com o objetivo de sensibilizar formadores de opinião acerca das anomalias do sistema tributário brasileiro, foi conduzido por Francelino das Chagas Valença Junior, auditor fiscal da Receita do Estado de Pernambuco e Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da Fenafisco.

Além de explanar a desigualdade social no país, em muito causada pela distorção na forma de cobrança e distribuição dos impostos, foram apresentadas propostas de correção do sistema tributário que visem ao bem-estar social, como taxação de lucros e dividendos; redução da tributação sobre consumo; tributação ambiental e aperfeiçoamento da tributação sobre o comércio internacional.

"O Brasil funciona quando você tem a possibilidade de levar assuntos como a nossa matriz e a nossa carga tributária para o seio da sociedade. E o jornalismo é fundamental neste papel de difusão. Inteirando-se desse assunto, ele está cumprindo o seu papel de fazer a sociedade tomar conhecimento e discutir tudo isso", comenta o presidente do Sindifiscal-ES, Carlos Heugênio Duarte Camisão.

"Se querem fazer do Brasil um país desenvolvido é importante que tenhamos uma matriz parecida com a dessas nações, onde o rico paga mais e o pobre paga menos. O que é bem diferente do que ocorre hoje em dia", finaliza.