Notícias

Publicado em 09/11/2018
Compartilhe:

Reforma Tributária Solidária é apresentada em Seminário de Educação Tributária Rural

O Sindifiscal-ES, por meio do seu presidente Carlos Heugênio Camisão, apresentou nessa quinta-feira (8) em Vitória o projeto Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil durante o I Seminário Estadual de Educação Tributária Rural.

Realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-ES), por meio do Programa Estadual de Educação Tributária (PEET), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), o evento teve a participação de cerca de 200 pessoas, entre servidores dos Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (NACs), secretários municipais de Finanças e Agricultura e representantes dos sindicatos rurais.

Durante sua fala, Camisão pontuou os principais fatores que tornam o Brasil um dos países mais desiguais do mundo e também as anomalias que fazem do seu sistema tributária um dos mais injustos. Entre outros objetivos, a principal mudança que a Reforma Tributária Solidária propõe é a diminuição dos impostos sobre o consumo e aumento sobre a renda; taxação das grandes fortunas e grandes patrimônios e taxação dos lucros e dividendos, uma vez que o Brasil e a Estônia são os únicos países do mundo que não incidem tributos sobre esse rendimento.

"A Reforma Tributária Solidária coloca o Brasil voltado para o mesmo trilho que os países desenvolvidos, onde se tributa mais a renda do que o consumo. Se essa tributação em cima do consumo for menor, a engrenagem  da economia acelera porque o consumo aumenta e a indústria passa a produzir mais. Então este evento é fundamental para que o homem do campo entenda a nossa motivação que aprovar essa reforma", declarou Camisão.

Além da esplanação sobre a Reforma Tributária Solidária, encampada no Brasil pela Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) e pela Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), o evento teve palestras com outros temas, como a importância da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica de Produtor Rural (NFA-e) e da Nota Fiscal de Produtor Rural (NFP) e a conscientização sobre municípios com campanhas de emissão de NFP.

A convite, o Sindifiscal-ES estará em breve em outras regiões do Espírito Santo para apresentar a proposta.